Frida Kahlo, A Vida de um Ícone | Immersivus Gallery, Alfândega do Porto

A Immersivus Gallery, que ocupa uma zona da Alfândega do Porto, inaugurou, no passado dia 10 de Março, a sua mais recente experiência imersiva: Frida Kahlo, A Vida de um Ícone, numa parceria entre O Cubo, a Frida Kahlo Corporation, a Galeria Ideal (Barcelona) e o estúdio criativo Layers of Reality.
A mesma pretende dar a conhecer a história de vida de uma das artistas mais influentes do século XX e cujo nome e importância ecoam até aos dias de hoje. Uma mulher de garra que ultrapassou muitas adversidades, mas que nunca se deixou abater, renascendo a cada batalha e canalizando a sua dor para a Arte.

Frida Kahlo, A Vida de um Ícone é, tal como indicado, uma experiência completamente imersiva e que nos leva a viajar durante cerca de 1h15. E o que importa nesta exposição são mesmo os acontecimentos que marcaram a vida da pintora mexicana, não sendo apresentadas representações das suas pinturas.

A experiência divide-se em dois momentos.
O primeiro com um cariz biográfico mais marcado, no qual, através de painéis divididos por idades e temas, podemos ler com detalhe vários eventos da vida de Frida Kahlo. Seguem-se várias instalações que focam acontecimentos específicos, como o acidente de autocarro, os anos acamada, as ligações políticas, a sua relação com Diego Rivera, entre outros. Este primeiro momento termina com uma viagem emotiva a 360º, com recurso a óculos de realidade virtual, pelo mundo caseiro da artista e também por caminhos e símbolos mexicanos.
A segunda parte apresenta-nos uma sala onde são projectados alguns dados biográficos e fotografias de Frida Kahlo, misturados com desenhos que se ligam à sua biografia e algumas das suas frases mais icónicas.

Se pretendem fazer parte desta experiência, têm que ter em mente que não vão mesmo ver imagens ligadas às obras de Kahlo. Posto isto, a primeira parte é, sem dúvida, a melhor conseguida. A segunda fica um pouco aquém, principalmente tendo em conta o que foi conseguido com as mostras Impressive Monet & Brilliant Klimt e Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci. Não há projecções tão extraordinárias nem tão absorventes, havendo um enfoque maior na mostra de fotografias e elementos ligados, por exemplo, ao mundo político em que Frida se movimentava e as suas viagens a Nova Iorque. Não incluídas as cores e formas da sua pintura, resta-nos sobretudo o preto-e-branco dos momentos duros e conturbados pelos quais passou, bem como o período social e político no qual se insere.

Ainda assim, é uma experiência que vale a pena, mas tenham sempre em mente: vão conhecer a mulher, com todas suas dores, amores e desamores, e não a artista e a sua obra. Um ícone social, político e de moda, sendo muito influente no seu tempo e ainda com repercussões nos dias de hoje, principalmente no que toca à luta feminista.
É uma forma de iniciar um processo de pesquisa sobre a artista, levando o público a perceber muitas das obras que poderá encontrar posteriormente ou que até já conheça.

Frida Kahlo, A Vida de um Ícone pode ser visitada, na Immersivus Gallery na Alfândega do Porto, de Quarta-Feira a Domingo, das 14h30 às 19h30, com visitas que começam a cada 30 minutos.
O bilhete normal tem o custo de 14€, havendo vários descontos possíveis de aplicar.
Têm até ao dia 30 de Junho para fazer parte desta experiência, sendo que depois a mesma segue para Lisboa.
Para mais informações: Immersivus Gallery.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s