Eat & Art | Museu da Misericórdia do Porto

No passado dia 10 de Março, o Museu da Misericórdia do Porto inaugurou a sua mais recente exposição. Eat & Art junta o mundo das Artes Plásticas ao da Gastronomia com o intuito de valorizar a Indústria Conserveira portuguesa, numa mostra repleta de história, cores e sabores.

Para explicar de onde parte a ideia para esta exposição, é necessário contar um pouco da história do Can the Can.
Este é um restaurante que abriu em Julho de 2012, no Terreiro do Paço, em Lisboa, e nasce do fascínio pela Indústria Conserveira, tendo o objectivo de dignificá-la e dá-la a conhecer. Com uma cozinha Atlântica e repleta de ingredientes naturais e saudáveis, as conservas são elevadas ao nível de produto exclusivo, sendo a elemento principal de receitas inovadoras ao seu consumo. Pretendem também investigar e divulgar a história desta indústria e das suas gentes, não deixando de lado um foco nos artistas que continuadamente trabalham para tornar a sua identidade irreconhecível.

Desta vontade de proteger e partilhar a história conserveira surge a exposição Eat & Art, na qual podemos ver um conjunto de 36 obras e pratos cuja personagem principal é esta indústria portuguesa, seja pelo seu alimento ou pela sua imagem de marca, bem como documentação. De ambas as actividades apresentadas, a Cozinha e as Artes Plásticas, destaca-se a sua componente criativa.

Um projecto que explora as afinidades entre Gastronomia e Arte tendo como protagonistas Chefs e Artistas Plásticos portugueses, centrando o diálogo na indústria mais antiga e querida de Portugal, a Indústria Conserveira.

Rodrigo Oliveira, Complexo (detalhe), 2018.

Eat & Art é uma exposição de história, presente e futuro, de cores e de texturas. Os aromas dos pratos fotografados quase o conseguimos sentir.
As 18 obras plásticas em exposição remontam à história da Indústria Conserveira em Portugal, recorrendo a elementos antigos como as fichas de marcação de ponto e até facturas associadas a eventos de fábricas em específico. Sem dúvida que as famosas latas de conservas ganham um papel de destaque entre as várias peças, sendo apresentadas nas mais diversas cores e materiais, com ou sem conteúdo, não ficando a faltar referências a algumas imagéticas reconhecidas.
No que toca ao lado culinário da exposição, são também 18 os pratos que podemos ver através de fotografias, todos eles confeccionados por conceituados Chefs do nosso país, como Miguel Rocha Vieira, Noélia, Henrique Sá Pessoa, Marlene Vieira, José Avillez, entre outros. Normalmente, as conservas são associadas a pratos simples e rápidos, mas aqui podemos vê-las com um novo ar e a brilhar em receitas mais intricadas que tornam estes produtos ainda mais apelativos e que nos fazem crescer água na boca.

Enquanto os Artistas Plásticos se remetem principalmente para o lado histórico e documental com, em alguns casos, recurso a interpretações, os Chefs trazem o produto para o lado mais sublime da sua confecção, quase num olhar futurístico (talvez não nos dias de hoje, mas certamente para os primeiros tempos da indústria). O primeiro trabalha tudo o que está ligado ao exterior da lata, enquanto o segundo se concentra no que vem no interior.

Esquerda: Miguel Palma, Packed By, 2018.
Direita: Hugo Brazão, Como Sardinhas em Lata, 2018.

O projecto resulta ainda num livro com conversas entre pessoas criativas que nos contam quais as motivações para as suas carreiras. Chefs e Artistas Plásticos que contribuem com as suas histórias e reflexões sobre a Indústria Conserveira.

Eat & Art pode ser visitada até 8 de Maio, no Museu da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores, todos os dias das 10h às 18h.
A entrada para a exposição é adquirida em conjunto com a do museu, tendo o custo de 10€. Há descontos aplicáveis.
Para mais informações: Museu da Misericórdia do Porto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s